Rota das Cerejeiras em Flor na Serra da Gardunha/ Fundão - CP
E que tal deixar o carro na garagem no fim de semana e ir até ao Fundão de comboio fazer a Rota das Cerejeiras em Flor?
Foi o desafio lançado pela CP, a bordo do Intercidades na linha da Beira Baixa, que aceitamos sem hesitar.
Porquê o comboio?
É rápido: em cerca de três horas estamos no Fundão. Há partidas de várias estações desde Lisboa (nós escolhemos a de Santarém).
É seguro: já repararam na quantidade de acidentes que vemos na estrada no percurso até ao nosso destino? Pois é, andar de comboio é muito mais seguro, além de nos permitir fazer outras coisas que não podemos quando estamos de mãos ao volante, como apreciar a paisagem (e acreditem que na linha da beira Baixa há muito que apreciar!)
É cómodo: o conforto dos interiores dos comboios da CP faz com que esta viagem pareça ainda mais curta. Além disso dispõe de um bar com um lounge onde se pode apreciar um café enquanto se desfruta de uma paisagem única junto ao rio neste trajeto.
O que se pode ver neste roteiro?
As cerejeiras em flor são o grande objetivo deste roteiro. À chegada da estação do Fundão somos levados por um comboio turístico da região que passa pelas mais bonitas paisagens das cerejeiras em flor em plena Serra da Gardunha. A vertente da natureza é combinada com uma parte cultural e arquitetónica que passa pela vila de Alpedrinha, conhecida pelos solares da nobreza e pela Aldeia histórica de Castelo Novo que inspirou Saramago nas suas obras literárias.
Ao por do sol somos convidados a degustar alguns produtos típicos da região, com especial destaque para o pastel de cereja (uma espécie de pastel de nata com compota de cereja). Se não forem fãs de doces não ficarão com fome, certamente, já que os pastéis rivalizam destaque com os queijos e enchidos da região.
No final, ainda há tempo para umas compras de produtos regionais no comércio local da cidade, sem esquecer o horário de partida do comboio da CP, na estação do Fundão, às 19:07.
Consultem a Rota das Cerejeiras em Flor no site da CP.
Se ainda não ficaram convencidos, vejam o nosso vídeo sobre a Rota das Cerejeiras:
Agradecimentos: CP – Comboios de Portugal e Câmara Municipal do Fundão
Comentários
Enviar um comentário